gerocast
Um canal para você ouvir os melhores
especialistas em longevidade do Brasil

#196

Trampolim60mais | Preparação para aposentadoria

- Duração: 00:40:49

Cecília Xavier

Começo dizendo que sou uma otimista com o poder de transformação das ações de cada um a partir de seus desejos. Prefiro acreditar e fazer acontecer a me queixar passivamente do que não posso controlar.

Trabalho na área da saúde desde 2003 como terapeuta ocupacional em Belo Horizonte-MG e sou apaixonada pelo contato com as pessoas e pela possibilidade de contribuir para que vivam melhor.

Meu foco de trabalho é preparar as pessoas para os desafios da aposentadoria, preservando a vitalidade a partir de atividades significativas após essa transição. Assim surgiu o “Trampolim60mais”, dentre várias outras frentes profissionais em instituições públicas, privadas e como autônoma.

Sim, deu pra fazer especializações dentro e fora do Brasil e um mestrado na UFMG. O importante e mais prazeroso é levar essa bagagem para o cotidiano de quem precisa. É unir teoria e prática.

Como parte desse objetivo sou produtora de conteúdo do www.aterceiraidade.com e editora do www.amominhaidade.com.br. Sou feliz e cresço com os 60+. Laço que não se desfaz.

Para acessar meu currículo completo é só clicar: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4446696Z0

Forte abraço,

Cecília Xavier

O que é Terapia Ocupacional?

O terapeuta ocupacional atende pessoas que, por algum motivo, não conseguem realizar as atividades que precisam e/ou desejam em seu cotidiano. Alguns desses impedimentos podem advir de doenças como o Alzheimer, de transtornos mentais ou simplesmente da incapacidade de gerir a própria rotina de forma satisfatória, como acontece, frequentemente, com pessoas que se aposentam. O terapeuta ocupacional tem o foco na reserva de saúde das pessoas, potencializando suas habilidades e buscando compensar as limitações dentro da autonomia possível a cada um.

Uma das grandes premissas da profissão é que o ser humano é um ser ocupacional e precisa realizar atividades para viver com saúde e qualidade.

Ocupação humana inclui todas as atividades da vida diária, nas quais pessoas de qualquer idade estão envolvidas e que permitem a adaptação ao meio ambiente, para serem produtivas e obter satisfação. (Associação de Terapia Ocupacional do Chile, 1998).

O terapeuta ocupacional trabalha na promoção de saúde para manter o sujeito conectado a projetos, que nada mais são do que atividades significativas vinculadas à sua história e interesses, que o engajam à vida e geram saúde. É um profissional que busca construir uma relação satisfatória do sujeito com o que ele faz.