gerocast
Um canal para você ouvir os melhores
especialistas em longevidade do Brasil

#84

Universidade Sem Fronteiras - Lugar de Vida e Aprendizados pra vida

- Duração: 00:35:49

Pense em um lugar unico , onde voce pode pensar sua maturidade de forma plena , se conhecer melhor como gente e ainda aprender muitas coisas ao mesmo tempo , sim este lugar existe , se chama UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS

Hoje  diretamente de fortaleza , fizemos uma visita mais do que especial , fomos conhecer um projeto unico  que a 30 anos tem cultivado a cultura gerontologica no estado do ceará , UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS

 
CARTA AOS 30 ANOS

Afinal, quem somos? Somos um espaço de Gerontologia Educacional pioneiro no Brasil. Em 2018 completamos 30 anos na extraordinária arte pedagógica de ensinar, de ajudar
pessoas a serem mais felizes. Temos consciência da dimensão humana de nosso trabalho. E sentimos muito orgulho disso. Durante todo nosso percurso, a fé, a dedicação, a paciência, a empatia envolveram nossas ações.

A Universidade Sem Fronteiras nasceu de um sonho: estimular as pessoas idosas a saírem de casa, quebrarem rotinas e realizarem uma grande aventura: conquistar novos
espaços sociais, adquirir novos conhecimentos, construir novas amizades, realizar viagens e descobrir como o mundo é diferente e belo. Participar de festas, dançar, se divertir entre amigos e ser feliz.

Descobrimos através desta grande experiência que o tempo é uma dádiva. E ter tempo para si mesmo é muito importante na maturidade. Tempo para viver a vida em toda a sua beleza e plenitude. Esta nova maneira de envelhecer, de olhar e viver o tempo como um aliado é um deleite para a alma.

Acredito que este seja um grande desafio da nossa existência, quando na maturidade resolvemos nos reinventar, através de novas escolhas e conscientes da necessidade de dar um maior sentido a este novo ciclo da vida.

Assim, promovemos uma quebra do preconceito social que envelhecer é ficar quieto, acomodado, vivendo numa zona de conforto e alimentando-se apenas de recordações.
Continuar aprendendo é importante para compreender melhor o mundo atual e se apropriar de seu tempo. No aqui e agora.

Claro que tudo isso é soma, é processo que vem de dentro para fora e escutamos inúmeras vezes a expressão: aqui é minha casa. Aqui eu cresço, eu me transformo. Aqui, eu estou mudando para melhor.

Agradeço e parabenizo todos os nossos professores, colaboradores, amigos e, sobretudo, a vocês – alunos – de ontem, hoje e amanhã que acreditam e abraçaram esse sonho: construir uma maturidade saudável, feliz e realizada.

Prof. ZILMA GURGEL CAVALCANTE (FUNDADORA)

https://www.facebook.com/universidadesemfronteiras/